"Guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Efésios 4. 3)

Bula de Criação Cardinalícia - Dom Tomasso Viglietti

  
C L E M E N S, E P I S C O P U S

SERVUS SERVORUM DEI


Ao Tomasso Viglietti, nosso respeitado filho, que foi eleito cardeal da Santa Igreja Romana, sob o título da diaconia de Sacro Cordis Christi Regis, desejamos saúde e as bênçãos apostólicas.

No cumprimento zeloso de nossa missão contínua de proteger as almas confiadas a nós pela Igreja, somos agraciados, pelo Espírito Santo, com diversas responsabilidades sagradas. Consequentemente, ao reconhecer a necessidade de novos membros para integrar o Sacro Colégio Cardinalício desta Sé de Pedro, bem como compreendendo as demandas atuais na Cúria Romana, enxergamos em ti, nosso respeitável filho, a adequação para o desempenho da dignidade cardinalícia. Tua notável sabedoria nas ciências pastorais e tua profunda experiência na piedade e no serviço evangelizador foram fatores determinantes nessa escolha.

Assim, com base na deliberação do Decanato do Colégio de Cardeais, e no exercício solene de minha autoridade apostólica, que é uma sucessão do apóstolo Pedro, a quem devemos nosso encargo, nomeamos-te cardeal da Santa Igreja Romana, conferindo-te o título de Sacro Cordis Christi Regis, juntamente com todas as prerrogativas inerentes a esse posto. Portanto, será necessário que, na nossa presença, aceites as insígnias que correspondem a essa dignidade - o barrete, o solidéu, o anel, a bula e a Sé titular.

Por fim, nosso estimado filho, encorajamos-te a seguir com dedicação incansável o caminho de serviço à Mãe Igreja, garantindo que os frutos de teu labor sejam dedicados à salvação e ao fecundo pastoreio do rebanho do Senhor.


Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos sete dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e três.

+ CLEMENTE, Pp. IX
PONTIFEX MAXIMUS