"Guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Efésios 4. 3)

Bula de Nomeação Episcopal - Monsenhor Ricardo Justino

 
IOANNES PAVLVS, Pp. III, EPISCOPVS
Servvs Servorvm Dei
 
Ao dileto filho Ricardo Justino, até aqui presbítero da Santa Igreja Romana, eleito Bispo-auxiliar da Arquidiocese de Freiburg, paz, saúde e bênção Apostólica! 
 
O governo pastoral de toda a Igreja de Deus, peregrina na Terra, foi concedido ao Bem-aventurado Pedro, guarda das chaves do Céu, e aos seus Sucessores. Nós, portanto, seguindo os passos dos nossos predecessores, dirigimos com benevolência o nosso espírito para a Igreja de Freiburg, a fim de que, atento às necessidades pastorais dessa grei do Senhor, seja constituído um Pastor idôneo para auxiliá-la.

Em vista disto, vimos em ti querido filho, que és dotado de ardoroso e forte zelo litúrgico, mostrando-se munido dos dotes e prerrogativas necessárias e propícias para o múnus episcopal. 

Portando, tendo ouvido o parecer da Congregação para os Bispos e usando de nossa autoridade apostólica é que te NOMEAMOS, Bispo Auxiliar ao passo que também concedemos-te o Tituli di Ombi, com todas as prerrogativas próprias deste encargo. De acordo com os sagrados cânones sobre a ordenação episcopal, concedemos-te ainda, que recebas a ordenação de qualquer bispo católico fora da Diocese de Roma, sendo antes observadas as normas litúrgicas e o devido juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores. Da celebração litúrgica, seja observada a leitura de nossas letras e as atas da mesma celebração.
 
Por fim, pela intercessão de São Pedro - ao qual sucedo - e dos demais Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo - dos quais serás continuador - envio, de Roma, a minha Pia Bênção Apostólica.

Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 23 dias do mês de setembro de 2023, primeiro deste Pontificado.

+ IOANNES PAVLVS P.P III
Pontífex Maximus