
Ao diletíssimo filho Matteo Vicent, eleito bispo auxiliar da Diocese de Roma, saúde e Bênção Apostólica!
A piedosa Mãe Igreja em toda celebração comemora o evento Pascal de Cristo e dá um louvor atencioso a Deus pelo inefável dom da salvação eterna. Por este motivo, a Esposa Mística confia ao cuidado dos Bispos o encargo de instruir os fiéis nos mistérios da liturgia, assim como, iluminados pelas Sagradas Escrituras e pelo Magistério da Igreja, de pregar a eles o Evangelho com prontidão.
Nós, então, na realização da tarefa de Sucessor de São Pedro, à qual é sobretudo importante que os discípulos de Cristo dignamente venerem o Senhor, procuramos homens aptos para cumprir com cuidadosa atenção este ministério. Em vista disto, vimos em ti querido filho, que és dotado de ardoroso serviço pastoral, mostrando-se munido dos dotes e prerrogativas necessárias e idôneo para o múnus episcopal. Portando, tendo ouvido o parecer da Congregação para os Bispos e usando de nossa autoridade apostólica é que te NOMEAMOS Bispo Auxiliar da Diocese de Roma, ao passo que também concedemos-te o tituli di Niciae, com todas as prerrogativas próprias deste encargo.
Sua ordenação se dará dentro dos muros do Vaticano, sob minha presidência, observando o juramento de fidelidade a mim e aos meus sucessores, bem como as rubricas litúrgicas.
Por fim, pela intercessão de São Pedro - ao qual sucedo - e dos demais Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo - dos quais serás continuador - envio a minha Pia Bênção Apostólica.
Dado em Roma, junto do túmulo do Apóstolo Pedro, sob o selo do Pescador, aos dezesseis dias do mês de fevereiro, no ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, primeiro de Nosso Pontificado.