"Guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Efésios 4. 3)

Bula de Nomeação Episcopal - Dom Manuel Bulcher

  
 AUGUSTO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS  

Ao reverendíssimo Monsenhor Manuel Bulcher
até o presente Pároco da Matriz de São José Operário de São Paulo,
concedo-lhe a minha Pia bênção apostólica.

Ao refletirmos sobre a missão divina que nos é confiada como membros da Igreja de Cristo, somos constantemente lembrados de que, desde os primeiros dias da fé, o Senhor tem chamado Seus servos para trabalhar na vinha do Reino. O exemplo dos santos, que viveram a plenitude do Evangelho e com o sangue e suor consagraram suas vidas à missão de Cristo, serve como farol e inspiração para todos nós. São Pedro, São Paulo, São João, Santa Teresa, São Francisco, e tantos outros, cujos nomes ressoam com força na memória da Igreja, nos ensinam a ser corajosos no anúncio da Palavra e generosos no cuidado das almas.

testemunho cristão que sempre deu, sendo um exemplo para os fiéis. Sua sabedoria, fé inabalável e dedicação ao serviço de Deus o tornam digno de receber esta dignidade eclesiástica, para que, por meio do Espírito Santo, ele possa continuar a servir a Igreja de Cristo com firmeza e compaixão. Após cuidadosa consideração e oração, e com o desejo de providenciar para o bem espiritual do povo de Deus, a quem a Igreja está chamada a servir com zelo e dedicação, DECIDIMOS, por autoridade apostólica, NOMEAR o Reverendíssimo Monsenhor Manuel Bulcher, da Arquidiocese de São Paulo, para o ministério episcopal.

Ele será empossado como Bispo-Auxiliar da Igreja de São Paulo, incumbido de governar com sabedoria e caridade as almas que lhe serão confiadas, sempre em comunhão com o Papa e com a Igreja Universal. O Reverendíssimo Dom Manuel, como novo Pastor, será chamado a guiar com o exemplo de santidade e diligência, santificando os fiéis, ensinando a palavra divina e administrando os sacramentos com fidelidade. Que sua missão seja marcada por uma profunda devoção à Santíssima Trindade, ao serviço do povo de Deus e ao testemunho do Evangelho, que é luz para as nações.

Exortamos a todos os fiéis a acolherem este novo Bispo com espírito de unidade e reverência, e a colaborarem com ele no cumprimento da missão evangelizadora da Igreja, ajudando-o a realizar sua vocação de forma plena e frutuosa. Com grande confiança, pedimos ao Senhor que abençoe o Monsenhor Bulcher nesta nova missão que lhe é confiada, que o Espírito Santo o ilumine, fortaleça e conduza em todos os momentos, e que a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria o proteja e guarde.

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o selo do Pescador, no vigésimo segundo dia do mês de dezembro, no ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, no primeiro ano de Nosso Pontificado.

AUGUSTO