"Guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Efésios 4. 3)

Bula de Nomeação Episcopal - Dom Eduardo Guilherme

 


IOANNES PAULUS Pp. II
ROMANUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AO DILETO FILHO EDUARDO GUILHERME,
ATÉ ENTÃO PADRE INCARDIDADO NA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

E a quantos lerem esta NOMEAÇÃO,
paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo
e fé na missão católica de pastorear o Povo de Deus.

"Nunca falte a vocês o zelo; antes sejam fervorosos no espírito, servindo ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes nas tribulações, preservem na oração. " (Rm 12, 11-13)

Em estreita observância, chegou até nós o clamor do Povo de São Paulo, em especial, o pedido de Vossa Eminência 
Reverendíssima Dom Odilo Cardeal Scherer que, em seu cuidado pastoral e amor pelo rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo, nesta porção particular da cidade de São Paulo no Brasil, solicitou um novo Bispo para auxilia-lo em seu trabalho de pastor. E nós, ouvindo o povo e o Dicastério para os Bispos, voltamos nosso olhar a vós, amado filho. 

Refletindo em conjunto com estes já supracitados e observando a Exortação Apostólica "Ius Episcopum" que cunha as Normas de Conduta para um Bispo, percebemos traços do múnus episcopal em vós, amado filho, e tendo isso em nossa mente, por meio da inspiração do Santo Espírito que lhe concedeu estes dons, exortamos a vós o chamado que recebes e que é refletida e citada no capítulo I no parágrafo 4: "
Os bispos são chamados a serem modelos de vida cristã e santidade para o povo de Deus. Eles são encarregados de liderar pelo exemplo, demonstrando em suas palavras e ações os ensinamentos de Cristo e os valores do Evangelho" (JPII, Ius Episcopum, p. 4). Ainda observando este mesmo documento, voltamo-nos para o capítulo VII e observamos em vós uma qualidade que é inteiramente necessária para este múnus, como citada no parágrafo 31. 

Por fim, NOMEAMOS-TE como Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo no Brasil e lhe concedemos o título da Diocese extinta de Orbone. Reiteramos que podes receber de qualquer Bispo Católico fora da Diocese da Roma a ordenação episcopal observando com zelo e carinho as rubricas necessárias para tal.

Encerramos pedindo as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo para vós nesta nova caminhada lhe concedendo sabedoria e força para cuidar do rebanho de Deus.
 
Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o nosso selo e nosso brasão de armas, no dia 01 de Maio do Ano Santo da Fé de 2024, Festa de São José Operário, primeiro de pontificado.

Ioannes Paulus Pp. II

CARD. Dimitri Abramov
Praefectus