
Ao dileto filho Geraldo José Omar Brito, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, eleito cardeal da Santa Igreja Romana.
Os cardeais, para além de assegurar a eleição do Romano Pontífice, tem a função de assistirem ao Ministério Petrino no cuidado cotidiano da Igreja universal. A estes compete responder, através dos mais variados ofícios, junto ao Santo Padre, às questões de maior importância para a vida da Igreja.
O cardinalato, porém, não deve ser compreendido como uma bonificação clerical, no sentido de ter-se maior prestígio na Igreja, mas a multiplicação de esforços no serviço apostólico. O cardeal, portanto, é chamado a ser exemplo de entrega humilde e abnegada às coisas atinentes ao Reino de Deus.
E tu, caríssimo filho, que és experiente no exercício do episcopado e tens se destacado no serviço apostólico, nas atividades pastorais, no cuidado com o povo de Deus, apresentas todas as características e dotes que são exigidos para o exercício do cardinalato.
Destarte, nomeamos-te cardeal da Santa Igreja Romana, e designamos-te com o título de Presbítero di Santa Maria della Pace.
Por fim, recomendamos-te à proteção da Virgem Santíssima, a qual, com seu amor materno, cuidará bem de ti.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos dois dias mês de janeiro de dois mil e vinte e quatro, na Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, primeiro de nosso pontificado.